Carrinho de compras

Melhores preços!

Você chegou na maior loja virtual de Hot Wheels da América Latina!

Maior variedade!

Sua conta

Fale conosco (Whatsapp)

(11) 99683-1284

Siga nossas páginas

5 Dicas para Evitar Fraudes no Colecionismo de Hot Wheels

Atualmente o colecionismo de miniaturas vem aumentando cada vez mais devido as facilidades de adquirir determinada miniatura que desejamos graças as lojas especializadas, como a Universo Hot Wheels! Porém, como qualquer outro ramo, sempre podemos nos deparar com alguma má intenção como as fraudes/imitações de determinados modelos ou séries. Neste caso, como nos preocupamos em primeiro lugar com você, amigo colecionador, separamos as seguintes dicas para evitar fraudes e te ajudar a identificar se determinada miniatura é realmente de determinado ano ou da respectiva série em que está sendo descrita pelo vendedor:

  1. Sempre devemos estar de olho na embalagem da miniatura em questão, se ela realmente está em bom estado principalmente na parte que sela a mesma com a cartela, pois as mesmas podem ser abertas com acetona e depois coladas novamente, porém é possível descobrir caso esteja com alguma marca de cola ou derivados;
  2. Sempre que possível pedir para o vendedor enviar mais imagens da mini, de todos os ângulos possíveis (traseira, frente, cima e lateral mesmo lacradas) sendo assim já podemos saber o real estado da miniatura, se não tem nenhum defeito grave, algum adesivo fora de esquadro ou até mesmo alguma falha do molde. Agora muitos de nós podemos querer ir além na verificação da miniatura, independente da mesma ser de baixo ou alto valor, afinal o que importa é o que a mini significa para você, e não o valor de mercado da mesma. Sendo assim vamos prosseguir com nossas dicas;
  3. Estar atento a outras minis iguais à que estamos comprando, desde sua pintura, adesivos, cores do vidro e principalmente as rodas. Para isso, basta pesquisar em fandoms do ramo ou para o próprio vendedor o ano da miniatura para utilizar como referência na pesquisa de imagens da mesma;
  4. Caso não tiver fotos disponíveis da parte de baixo da miniatura, pedir para o vendedor/anunciante, verificar se os rebites de fixação ou parafusos da mini não estão alterados. No caso dos Hot Wheels da Mattel, a maioria dos parafusos é arrebitada por pressão, e quando abertos podemos perceber;
  5. Verificar o Código Base da mini, sempre localizado embaixo da mesma, como podemos ver na imagem abaixo de uma miniatura Hot Wheels:
Parte inferior da miniatura

No caso dos Hot Wheels, sempre estará estampado no metal da mini os códigos de refência da mesma, chamado de Código Base. Neste exemplo temos estampado no metal deste modelo “H10” (logo a frente dos detalhes de fabricação – país de origem e fabricante). Sendo assim, podemos utilizar o Hot Wheels Wikia, um site feito por fãs da marca há muitos anos para verificar se ela corresponde à série que foi anunciada (Christine o Carro Assassino – Retro Entertainment):

Neste caso podemos ver que se trata de uma miniatura legítima (onde as informações detalhadas pelo vendedor batem com a do fabricante), no caso da nossa dica, o códido de variação do molde/ modelo referente a edição: “H10” – HW Entertainment: Christine.

Este Código Base nunca se repetirá caso saia outra cor da mini ou em outro ano, como podemos ver no caso a seguir de um mesmo modelo, porém de cores diferentes:

Na imagem acima temos um Porsche 917 LH 2018 na cor azul, onde o código estampado na mini é ”K50”. Na imagem abaixo temos sua variação na cor branca, sendo o mesmo molde com uma variação de cor, e podemos observar que o código já muda, como falamos anteriormente.
Neste caso o código é “L18” e verificando no Hot Wheels Wikia por exemplo, vemos que são realmente da série Legends Of Speed como foram anunciadas pelo vendedor e podemos entender melhor que o mesmo molde pode ter várias cores, variações de adesivos e rodas mas seu código base já será diferente.
Caso fosse o mesmo Porsche, na cor azul e com mesmas rodas e adesivos, o código base continuaria sendo o “K50” e não o “L18”. Dessa forma, podemos entender que este código base seria o “RG” da miniatura.

Em alguns casos pode ser que a miniatura não possua o código base, porém podemos utilizar o “Número do Brinquedo” (Toy #). Porém, como no caso dos dois Porsche acima, o ‘’FJV93’’ está estampado nas duas miniaturas. Isso acontece, pois a Mattel pode reaproveitar o mesmo molde para a variação da mini. Sendo assim, sempre que possível confiar e pesquisar primeiramente pelo Código Base!

  • Sempre esteja atento aos acabamentos da miniatura, como a pintura, marcas na mesma, e os adesivos caso a mesma venha a possuir. Podemos imaginar como exemplo algum vendedor que tenha customizado um Fusca Mainline de 2018, ou outra versão, tendo refeito a pintura na cor branca e colocado adesivos da versão do Herbie e vender o mesmo como se fosse o legítimo feito pela Mattel em 2014 na Mainline e Retro Entertainment. Porém uma custom dificilmente apresentará o mesmo acabamento da original, tendo uma aparência mais ‘’grosseira’’ tanto dos cantos do molde quanto na aplicação do adesivo da mesma.

Um bom exemplo é quem está tentando comprar ou tem em sua coleção um Plymouth da Retro Entertainment – a famosa Christine o Carro Assassino. Alguns colecionadores, por não checar o Código Base da miniatura, acabam pegando o vermelho da série Boulevard, onde o anunciante simplesmente trocou a embalagem ou vendeu solta, sendo que o Boulevard vermelho tem um preço inferior à versão Retro Entertainment. Com as dicas mostradas aqui você pode evitar que isso ocorra, e até mesmo informar o vendedor que se trata de outra miniatura, afinal ele mesmo pode ter sido enganado por outra pessoa que o vendeu anteriormente. Veja um exemplo de dois anúncios no Ebay:

Dois modelos similares do Christine, com valores totalmente diferentes

Essa troca de miniaturas é muito comum também na série Velozes e Furiosos, onde existem muitos modelos e coleções, incluindo mainline. Não é raro encontrar um fraudador que customiza uma miniatura mainline e a faz passar por uma miniatura premium.

Seguindo essas dicas, caro amigo colecionador, esperamos ajudar você a realizar suas compras tanto na internet quanto em encontros ou com amigos no ramo de uma maneira mais segura, sem cair em fraudes.

Agrecimento especial ao Rafael Paschoaloni Miguel, grande colecionador e perito de tudo que é Hot Wheels, pelas informações e montagem desse artigo.

2 comments

  1. varley olo de oliveira e silva

    OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES PRESTADAS. DESCONHECIA MUITA COISA ACERCA DO “UNIVERSO” HOT WHEELS. ESTOU COM SESSENTA ANOS E HÁ 13 ME TRANSFORMEI EM UM COLECIONADOR POR INFLUÊNCIA DE MEUS FILHOS OS QUAIS NÃO LIGAM MAIS P”RA ISSO, SOMENTE OS NETOS… ENFIM, VIVENDO E SEMPRE APRENDENDO!

    1. Que bom que você gostou, Varley! Sim, sempre podemos aprender coisas novas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento personalizado

Fale conosco pelo Whatsapp!

Envio rápido

Pedidos enviados em um dia útil

Produtos originais e novos

Produtos sempre conforme descrição

Pagamento 100% Seguro

Cartão / boleto / Transferência